quinta-feira, 27 de março de 2014

LEAD da UCPel promove Ciclo de Palestras

O Laboratório de Estudos em Análise do Discurso (LEAD) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) promove a primeira atividade do Ciclo de Palestras em 2014. O evento, que está na sua segunda edição, procura reunir acadêmicos, professores e demais interessados nas temáticas de abrangência dos pesquisadores da área. Ao todo já foram realizadas sete palestras cujo objetivo principal é articular os estudos da Análise de Discurso de filiação pêcheuxtiana com outras áreas do conhecimento.
A palestra marcada para a quinta-feira (3), às 18h30min, no Auditório do Campus II da UCPel — rua Almirante Barroso, 1202 —, procura suscitar a reflexão sobre a concepção materialista da história. Com o título “Marx: idealismo e materialismo”, o palestrante convidado, professor Renato Della Vechia, colocará em discussão questões de cunho social, econômico, político e filosófico.
Buscando proporcionar o diálogo e a interação entre o palestrante e o público presente, está sendo disponibilizado um texto introdutório ao tema. Para ter acesso ao artigo, os interessados podem acessar o endereço eletrônico: www.vermelho.org.br/html/biblioteca/docs/critica.doc ou se dirigir até o Campus I da UCPel e solicitar uma versão do texto diretamente na Cópias Santa Cruz. Quem optar pela versão impressa deve pedir para fazer uma cópia do texto “Prefácio à Contribuição à Crítica da Economia Política” , que está disponível para xerox na pasta “Ciclo de Palestras do LEAD”.


sexta-feira, 7 de março de 2014

“50 ANOS DO GOLPE DE 1964, 50 ANOS DE IMPUNIDADE”

“50 ANOS DO GOLPE DE 1964, 50 ANOS DE IMPUNIDADE”

Ato-Homenagem:
 
“SOBREVIVENTES: a dignidade da resistência contra a ditadura e da luta contra a impunidade na democracia”

DATA: 31 de março 2014
LOCAL: Salão de Atos da UFRGS
Horário: 18:45

Participantes já confirmados: JOÃO CARLOS BONA GARCIA – NILCE AZEVEDO CARDOSO – LILIÁN CELIBERTI – SUZANA KENIGER LISBÔA - SÔNIA HAAS 

A presente atividade está relacionada com outras que ocorrerão em todo o país, de resgate da memória e da história dos acontecimentos que levaram ao Golpe de Estado que interrompeu um governo constitucional e impôs uma ditadura que durou 21 anos.

Em nome da reafirmação da Democracia, da liberdade no seu sentido mais amplo, do pensamento crítico e da autonomia da produção do conhecimento científico, homenageamos um conjunto de cidadãos reconhecidos por suas trajetórias de luta e denúncia contra toda forma de arbítrio promovida pela Ditadura de Segurança Nacional e suas seqüelas persistentes. Através deles homenageamos milhares de cidadãos que, de uma forma ou outra, procuraram enfrentar realidade tão adversa, bem como o vasto universo social das vítimas diretas e indiretas.                                                  

Retorno ao Horário Normal de Atendimento

AVISO:

Desde 05/03/14 o atendimento ao público retomou seu horário normal. 
O IMA atende de segunda à sexta-feira, das 13:00 às 19:00.