quarta-feira, 15 de agosto de 2012

I Seminário Internacional e I Fórum de Educação do Campo da Região Sul do RS acontece em Pelotas


De 12 a 14 de Novembro, campo e cidade estarão em busca de caminhos comuns

O “I Seminário Internacional e I Fórum de Educação do Campo da Região Sul do RS: campo e cidade em busca de caminhos comuns” é uma proposição das Entidades Organizadoras que, entre os seus objetivos, visam o fortalecimento teórico/prático das ações de sistematização e organização da participação em práticas educativas, desenvolvidas junto às classes trabalhadoras, enraizadas na perspectiva da Educação Popular e da Educação do Campo.

Compreende-se que o amadurecimento do trabalho comprometido, com a emancipação das classes trabalhadoras, encontra-se desafiado a aprofundar as estratégias de participação, tanto pedagógicas quanto políticas. O que incide na reorganização teórico/prática, frente à hegemonia do capital, que coloca o ser humano em uma condição cada vez mais desumanizante, fragmentada e alienada.
Considerando as contradições vivenciadas atualmente na realidade educativa da América Latina, sob os condicionamentos das políticas de globalização, o objetivo deste evento também se concretiza na consolidação de um espaço efetivamente coletivo e itinerante, capaz de ampliar a discussão das experiências de trabalho, nos diferentes espaços de educação formal e não formal, no campo e na cidade.

A articulação de todas as Instituições Públicas de Ensino Superior e de diferentes organizações dos Movimentos Sociais, no Estado Rio Grande do Sul, ratifica a presença de iniciativas comprometidas com a investigação dos caminhos a serem assumidos, como meios de resistência, exercício de contra-hegemonia e transformação dos limites impostos pela lógica estrutural da sociedade vigente. E, ainda, anuncia a necessidade de encontrarmos um sentido coletivo para as ações cotidianas, em termos de fortalecimento dos processos educativos emancipadores.

Saiba mais AQUI.