terça-feira, 24 de abril de 2012

A Atualidade de Chico Mendes: Pelotas recebe Osmarino Amâncio

Organizado pelo Coletivo Barricadas, o debate será em torno da  ATUALIDADE DE CHICO MENDES: Meio ambiente, questão agrária e sindical no Brasil atual



Debatedor: Osmarino Amâncio, contemporâneo de Chico Mendes, militante e seringueiro em Brasiléia (Acre).

Quando? 24 de abril, terça-feira, 19h

Local: Auditório da Faculdade de Educação (3º andar do ICH/UFPEL)
Mais sobre a atividade agrária e sindical de Osmarino no blog

Saiba quem é Osmario Amâncio:

Osmarino Amâncio é militante da causa ambiental desde os anos 1970. Junto com Chico Mendes e Wilson Pinheiro confrontou-se com os “empates”, no meio da selva amazônica, que visavam à derrubada da mata e a expulsão dos moradores da floresta em nome do desenvolvimento dos grandes negócios madeireiros.Osmarino já foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Brasiléia (Acre, fronteira com a Bolívia), sofreu três atentados à vida, teve sua casa incendiada cinco vezes, mas continua resistindo. Também ajudou a elaborar a política das reservas extrativistas, combatendo, hoje, pela manutenção do projeto originário, que dá aos habitantes do direito de uso-fruto dos lotes, em convivência harmônica com a natureza. Além disso, protagoniza a resistências às investidas do capital sobre a floresta e, mais do que a defesa da floresta de forma preservacionista, organiza a luta em defesa dos direitos dos povos que nela e dela vivem: contra a exploração da madeira e o avanço do agronegócio sob o abrigo do novo código florestal brasileiro.

Osmarino tem sido o porta-voz desta luta nos mais diferentes espaços, desde movimentos sociais até congressos acadêmicos. Novamente, busca organizar a resistência pela via da disputa sindical dentro do STR (Sindicato dos Trabalhadores Rurais) de Brasiléia, mesmo sob forte investida dos representantes do governo acreano e do capital, que compram seus possíveis apoiadores – literalmente compram! Sua vinda ao RS está ancorada na tentativa de dar a conhecer as atuais condições de existência política no Acre para além daquelas fronteiras, buscando um apoio articulado nacionalmente como principal forma de defesa dos interesses dos povos que vivem do extrativismo amazônico.

A questão sindical e a luta pela reforma agrária no Brasil: da Amazônia ao Rio Grande do Sul. Neste debate, o companheiro apontará as principais questões que estão envolvidas na disputa sindical no Acre hoje e a importância da organização e disputa do STR de Brasiléia para a defesa dos trabalhadores que vivem da floresta, apontando as políticas que o governo, em nível estadual e federal, têm promovido para a desarticulação dos trabalhadores daquela região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário