quinta-feira, 30 de junho de 2011

Hoje é o último dia de exibição da 1ª Mostra de Filmes no IMA

As sessões que começaram desde o dia 28 e vão até hoje (30) no Instituto Mário Alves encerram hoje com o Documentário “Ou ficar a pátria livre ou morrer pelo Brasil” de Silvio Tendler, produção que traça um perfil cronológico da militância dos jovens brasileiros, desde a década de 30, quando os estudantes começam a ser organizar, até 2007, tendo a ocupação da UNE e a retomada do terreno onde funcionava a sede a entidade –e que foi incendiada em 1964.

No final da sessão, será realizado um debate com os presentes buscando constituir mais um momento importante para a reflexão e a sistematização do trabalho que está sendo realizado no Projeto Memórias em Movimento.

O Instituto Mário Alves fica na Andrade Neves, 821 - centro de Pelotas/RS.

A entrada é gratuita. Participe!

Saiba mais sobre a Mostra clicando aqui.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

1ª Mostra de Filmes e Documentários no IMA

Como parte integrante do Ponto de Cultura Memórias em Movimento: Juventude, Cultura e Política, o Instituto de Estudos Políticos Mário Alves (IMA) realizará sua 1ª edição da Mostra de Filmes e Documentários, que tem o objetivo de propiciar à comunidade a exibição de obras que abordem temas como a inserção dos jovens no cenário político mundial ao longo do século XX, o movimento estudantil e a história recente de nosso país.

Nos dias 28, 29 e 30 de Junho, a partir das 17h30, o IMA será sede da exibição de dois documentários (Utopia e Barbárie e Ou Ficar a Pátria Livre ou Morrer pelo Brasil), além do filme O ano em que meus pais sairam de férias, produções cinematográficas que retratam e abordam as faces da repressão do Movimento Estudantil.

No final da sessão, será realizado um debate com os presentes buscando constituir mais um momento importante para a reflexão e a sistematização do trabalho que está sendo realizado no Projeto Memórias em Movimento.

A entrada é gratuita. Participe!

sexta-feira, 10 de junho de 2011

CONVOCATÓRIA

No uso de minhas atribuições e no marco do aniversário de 10 anos de existência do Instituto de Estudos Políticos Mário Alves, convoco membros, sócios e colaboradores para participarem das nossas oficinas do Seminário de Planejamento Estratégico, marcadas para acontecerem no mês de julho, nos dias 02 (das 09hs às 12hs e das 14hs às 19hs) e 03 (das 14hs às 18hs) na Sala 233 C da Universidade Católica de Pelotas.

Estarão em discussão questões pertinentes à organização e sustentabilidade do IMA, evidenciados a partir de temas como institucionalidade e identidade, profissionalização e mobilização de recursos.

Estimula-se que os interessados em participar enviem sugestões de pauta e documentos/textos de contribuição ao debate, que serão recebidos até o dia 19 de junho de 2011, através do e-mail imapelotas@yahoo.com.br


Solaine Gotardo
Presidente
Instituto de Estudos Políticos Mário Alves

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Um momento estratégico e importante para construções conjuntas

O Instituto se prepara para um novo momento: seu planejamento organizacional

Car@s Companheir@s

O IMA completou, neste mês de maio, 10 anos de atividades.

Neste período, vários foram os desafios enfrentados, sendo os principais, transformar o Instituto em referência para os movimentos sociais de Pelotas e viabilizá-lo financeiramente.
Fazendo um balanço desta década, podemos apontar grandes vitórias, como a realização de uma série de atividades, entre seminários, debates e diversas programações culturais: exibição de filmes e documentários, mostras fotográficas e apresentações musicais; todas elas tendo como eixo a preocupação social e política e a defesa da democracia e da classe trabalhadora.

Construímos, também, um patrimônio cultural e político bastante importante, com a viabilização de uma biblioteca e de uma videoteca que disponibilizam, muitas vezes de forma inédita na cidade, títulos sobre os mais variados temas da história e da atualidade.

Como resultado de tudo isto, podemos dizer que hoje somos reconhecidos por boa parcela das pessoas comprometidas com as lutas dos trabalhadores de Pelotas e também da região Sul e do Estado, como um todo.

Fato importante para demonstrar esta inserção foi a conquista, no final do ano passado, do Projeto Pontos de Cultura do Ministério da Cultura, em parceria com a FURG. Nele estamos reconstituindo as memórias do Movimento Estudantil gaúcho na luta contra a ditadura militar e pela redemocratização do país.

Porém, várias são as dificuldades que persistem na trajetória do IMA, podendo-se destacar principalmente as relativas às questões organizacionais e financeiras, sendo que esta última por várias vezes praticamente colocou a necessidade de encerramento de nossas atividades. Quanto à questão organizativa, também enfrentamos problemas gravíssimos, uma vez que temos uma forma de funcionamento semi profissionalizado, o que limita enormemente as possibilidades de efetivação de nossas propostas.

Com isso, fazendo um balanço de nossas conquistas e de nossas dificuldades, estamos convencidos das grandes possibilidades que temos de construir uma organização mais forte, que possa cada vez mais atuar na formação daqueles comprometidos com as lutas sociais.
No entanto, sabemos que para que possamos atingir estes objetivos, é absolutamente fundamental uma profunda mudança em nossa forma de organização, bem como a atualização do debate sobre nossos objetivos e nossa vocação.

Nesse contexto, estamos entrando em um processo de debates internos sobre as questões aqui colocadas e queremos te convidar para que assumas conosco este compromisso, na participação de um Seminário de Planejamento Estratégico, realizado nos dias 2 e 3 de julho, o qual será ministrado por uma pessoa de fora do círculo do IMA e que tem experiência na condução deste tipo de atividade.

Antes disso, faremos uma reunião preparatória para o Seminário, que será realizada no dia 19 de junho (domingo), às 18 horas, na sede do IMA.

Faça parte deste processo e contribua para a construção desta importante ferramenta dos trabalhadores de nossa cidade e região.

Em breve, nesse espaço, você terá todas as informações para o Seminário de Planejamento.


(Coordenação Instituto Mário Alves).

sábado, 4 de junho de 2011

IMA – 10 anos de história: um momento estratégico


O ano de 2011 marca os 10 anos de história e resistência do Instituto Mário Alves. E não é para menos que há 10 anos, a cidade de Pelotas recebeu grande movimentação de setores políticos e sociais que buscaram a união de forças para fortalecer a discussão e a contestação, a partir de sintonias ideológicas. No ano de 2001, o IMA e a RádioCom oficialmente nasceram, estando ativos até hoje, em suas diferentes áreas de atuações mas em suas fortes ligações sociais.

Pensando nesse momento estratégico, ao longo do ano de 2011, essas duas instituições marcarão atividades, incluindo debates, exposições, cineclubes e confraternizações. Esse processo natural de trabalhar conjuntamente não acontecerá apenas para marcar seus 10 anos, mas servirá como o início continuado de uma união que já começou e que deverá permanecer ao longo da caminhada dessas duas instituições.

Esse espaço certamente passará todas as informações e divulgações das atividades conjuntas que começarão na seqüência de outro marco na história do Instituto: um planejamento estratégico começado no início de julho, o qual buscará uma real organização e sustentabilidade do IMA, evidenciadas a partir de temas como institucionalidade e identidade, profissionalização e mobilização de recursos. (Em breve, convocatória explicitando essa atividade).

A participação de membros, sócios e colaboradores é de extrema importância para o andamento do processo de fortalecimento do Instituto e de união aos 10 anos de história, os quais pretendem se estender por muitos anos de resistência!